Ampliar Fonte
Início / 18.3 - Medicamentos de Alto Custo

18.3 - Medicamentos de Alto Custo

18.3 Medicamentos de Alto Custo

O que são as Medicamentos de Alto Custo?
São medicamentos que fazem parte da Atenção Secundária à Saúde. Esses medicamentos atendem pessoas com doenças raras, ou usam medicamentos mais caros ou ainda para situações que não foram resolvidas com medicamentos mais simples.

Quais são os serviços oferecidos?
São oferecidos os serviços de entrega de medicamentos para os pacientes devidamente autorizados, com entrega tanto na farmácia quanto diretamente em casa. Os farmacêuticos e atendentes respondem dúvidas. No primeiro atendimento, os farmacêuticos prestam orientação sobre como usar e guardar os medicamentos.

Quais são os medicamentos de Alto Custo que estão disponíveis e quem pode ter acesso a esses medicamentos ?
Os medicamentos disponíveis são escolhidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria do Estado da Saúde . Todos os medicamentos têm um protocolo que diz quais os critérios, documentos e exames para que o paciente possa receber o tratamento. Todas as pessoas que apresentam esses documentos e exames, seja do sistema público ou privado de saúde, podem receber esses medicamentos, caso estejam de acordo com o protocolo clínico da doença. Para acessar a lista de medicamentos e de documentos necessários para recebimento clique aqui.

Em quais locais eu devo retirar o meu medicamento?

• Na Secretaria Municipal de Saúde, na sala da Assistência Social.

Como eu retiro meu medicamento?
A primeira etapa para fazer a retirada do seu medicamento é procurar a preposta no Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde. A assistente social irá verificar a solicitação, conferindo a compatibilidade do medicamento com a lista ofertada pelo Centro de Atenção a Saúde (CASE), apresentar documentação exigida, após documentos completos serão encaminhados ao CASE nas datas agendadas (datas quinzenais ofertadas pelo CASE). As pessoas que moram nos povoados serão avisados pelos Agentes de Saúde e por telefone da Assistente social. O agendamento do atendimento de cadastro será na Secretaria  Municipal de Saúde, sala da Assistente Social . No dia e horário agendado o paciente deve comparecer com os documentos obrigatórios:

• Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME) preenchido pelo médico;
  • Prescrição (receita); Relatório médico;
  • Documentos de identificação (RG ou certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência);
  • Demais exames e documentos exigidos nos protocolos clínicos;

Para os pacientes incapazes ou nos casos de cadastramento de representantes, devem ser apresentados a identidade e a Declaração Autorizadora devidamente preenchida. O cadastro também pode ser realizado por e-mail. Basta enviar os documentos apontados acima e de maneira legível para a unidade que atende o seu endereço (conforme comprovante de residência):

Depois do cadastro, o paciente precisa esperar por uma avaliação feita por farmacêuticos e médicos da secretaria de saúde de Divina Pastora. A avaliação é feita para conferir se o caso do paciente se encaixa ao protocolo do medicamento. Se estiver faltando algum documento ou se o paciente não for autorizado, ele será informado por e-mail, telefone ou presencialmente.

Se tudo estiver correto, a entrega do medicamento será liberada e o paciente será comunicado para ir até a farmácia para uma consulta farmacêutica, onde receberá informações, poderá tirar dúvidas e receber o seu medicamento.
Alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira e para que eles não estraguem no caminho entre a farmácia e a casa do cidadão, é necessário levar uma caixa de isopor ou bolsa térmica na hora de retirar o medicamento.
Para a entrega de alguns tipos de medicamentos ou em caso de algumas doenças específicas, como por exemplo, dor crônica e pessoas que precisam de medicamentos para transplante, não há necessidade de agendamento.
Para saber se seu medicamento se encaixa nesta situação, basta perguntar no atendimento telefônico (79) 98846-6768.

Por que é importante manter o meu cadastro ativo?
É pelo acesso às informações do cadastro que entramos em contato com o paciente. Caso o cadastro esteja desatualizado ou com informações incorretas, a comunicação acaba sendo prejudicada.

IMPORTANTE: É necessário renovar o seu processo a cada seis meses para continuar retirando o medicamento e mantendo o cadastro ativo. Para renovar o seu processo é preciso realizar a entrega do LME, receita médica válida e exames de monitoramento quando solicitados.

Os pacientes que não renovarem seus cadastros em até 180 dias terão que reiniciar todo o processo desde o agendamento. Sem o cadastro ativo o paciente não consegue receber o medicamento.

No caso de medicamentos de controle especial (receita especial) são feitos dois agendamentos: o primeiro para o recolhimento da receita e o segundo para a entrega do medicamento. Consultar as Informações sobre estoque de medicamentos das Farmácias de Alto Custo