Ampliar Fonte

ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Tipo:
Metas:

Enquanto modelo de assistência pautada na promoção da saúde, organiza suas ações a partir da oferta de programas de saúde e serviços a população cadastrada, executados por equipes multiprofissionais.

Indicadores:

Em processo.

Resultados:

A Saúde da Família é estendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais nas unidades básicas de saúde. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistências e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde da população assistida pelas equipes de saúde do município.

Informações Extra:

1-atuar como porta de entrada de um sistema hierarquizado (atenção primaria, secundaria e terciaria) e regionalizado (abrangendo um conjunto de municípios) de saúde;

2- atuar em território definido e em população delimitada sob a sua responsabilidade;

3- intervir sobre os fatores que interferem na saúde da comunidade (fatores de risco aos qual a comunidade está exposta);

4- prestar assistência para as principais doenças que atingem a população (assistência integral) continuamente e com qualidade;

5- realizar atividades de educação e ações para manutenção e melhoria da saúde (promoção da saúde).

6- estabelecer vínculos de compromisso na assistência e de corresponsabilidade na manutenção da saúde da população;

7- utilizar sistemas de informação (por exemplo, o Sistema de Informação da Atenção Básica E-SUS) para o monitoramento da população assistida e a tomada de decisões;

8- atuar de forma a estabelecer parcerias com outras instituições que não às da área da saúde (atuação intersetorial) como, por exemplo, as escolas, os serviços de assistência social.