Ampliar Fonte

ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Tipo:
Metas:

Enquanto modelo de assistência pautada na promoção da saúde, organiza suas ações a partir da oferta de programas de saúde e serviços a população cadastrada, executados por equipes multiprofissionais.

Indicadores:

Em processo.

Resultados:

A Saúde da Família é estendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais nas unidades básicas de saúde. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistências e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde da população assistida pelas equipes de saúde do município.

Informações Extra:

1-atuar como porta de entrada de um sistema hierarquizado (atenção primaria, secundaria e terciaria) e regionalizado (abrangendo um conjunto de municípios) de saúde;

2- atuar em território definido e em população delimitada sob a sua responsabilidade;

3- intervir sobre os fatores que interferem na saúde da comunidade (fatores de risco aos qual a comunidade está exposta);

4- prestar assistência para as principais doenças que atingem a população (assistência integral) continuamente e com qualidade;

5- realizar atividades de educação e ações para manutenção e melhoria da saúde (promoção da saúde).

6- estabelecer vínculos de compromisso na assistência e de corresponsabilidade na manutenção da saúde da população;

7- utilizar sistemas de informação (por exemplo, o Sistema de Informação da Atenção Básica E-SUS) para o monitoramento da população assistida e a tomada de decisões;

8- atuar de forma a estabelecer parcerias com outras instituições que não às da área da saúde (atuação intersetorial) como, por exemplo, as escolas, os serviços de assistência social.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINA PASTORA

PRACA DA MATRIZ, 49 - CENTRO CEP 49.650-000 Divina Pastora/SE