COVID-19: PREFEITURA INICIA TESTES EM PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA LINHA DE FRENTE

Você está aqui

No dia 23 de junho,,a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a realização teste da Covid-19 em todos os profissionais que estão na linha de frente de combate a pandemia do novo coronavírus. A coleta foi realizada na Clínica da Saúde Marcelo Vilas Boas, nas Unidades Básicas de Saúde Raul Rollemberg e Irmão Walter Oliveira nos povoada, e na Central das Ambulâncias Jason Santos.
 
A realização desta ação é fruto da aquisição de testes por parte da Secretaria Municipal de Saúde depois da assinatura do termo de cooperação com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A secretária de Saúde explicou o porquê do início da testagem nos profissionais da saúde. “Na primeira fase, iniciamos pelos profissionais de saúde, pois nós entendemos a importância e por zelarmos pela saúde dos nossos trabalhadores. A segunda fase será realizada com a população assintomática, com critérios definidos pela SMS. A previsão para iniciar é na primeira semana de julho”, destacou Ana Lídia Barros.
 
Atualmente, conforme ultimo boletim da SMS, o número de casos confirmados no município são 37 somados a 40 pessoas monitoradas com síndrome gripal. A partir de hoje, os números poderão aumentar. Ana Lídia disse que testar é combater a disseminação. “Entendemos que o número de casos vai crescer, mas é de suma importância, não só do ponto de vista epidemiológico para saber o número e a distribuição dos casos, mas também para adotar ações de combate ao novo coronavírus”, pontuou.
Na primeira etapa a SMS contratou 250 kits de teste rápido em cassete 2019-nCoV IgG/IgMde em um convênio de termo de cooperação celebrado com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A enfermeira, responsável pela Clínica de Saúde da Família, Carla Grazielle Silva Lima, explicou o diagnóstico permitirá descobrir se os profissionais estão contaminados ou se já foram infectados e já estão curados.
 
“É uma responsabilidade e incentivo muito grande testar os profissionais da linha de frente. Nós somos os vetores dessa pandemia, porque nós podemos nos contaminar, repassar o vírus e contaminar a população, da mesma forma que somos também essenciais para vencermos essa guerra”, enfatizou a enfermeira Grazielle.

 


Exportar: CSV | JSON
Data da última atualização no site: 28/07/2021 21:01

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINA PASTORA
PRACA DA MATRIZ,49 - CENTRO - Divina Pastora/SE - (79)3271-1342 -