CORONAVÍRUS: Apoio Psicológico

Você está aqui

CORONAVÍRUS: SAÚDE OFERECE SERVIÇO DE PSICOLOGIA VIRTUAL NO PERÍODO DA PANDEMIA

O isolamento social é a medida mais eficaz para combater a propagação acelerada do novo Coronavírus. Para continuar atendendo a necessidade de pacientes que estavam em tratamento psicológico antes da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo os serviços de psicologia virtual, através de vídeochamadas por aplicativo, mensagens de voz, texto ou vídeo.

A ansiedade e outros transtornos emocionais são os mais sentidos com o isolamento e ou o distanciamento social, a mudança na rotina e a vivência da crise atual, podem provocar vários impactos na vida das pessoas.
O atendimento virtual por psicólogos é normalizado e recomendado pelo Conselho Federal de Psicologia.

As sessões são realizadas nas segundas a sextas-feiras, das 8h às 15h. A secretária de Saúde, Ana Lídia Barros, explicou como estão ocorrendo as sessões online. “Nós disponibilizamos um número de telefone celular que é o 79 98846-6178. Ele também é o canal para whastapp para agendamentos. Os diálogos podem durar entre 30 a 40 minutos conforme aconteciam presencialmente. Nesse momento, a prioridade é pra quem já estava sendo acompanhado por nossa psicóloga”, enfatizou Ana Lídia.

A psicóloga do munícipio, Vanessa Ximenes, explicou como está realizando os atendimentos. “Eu peço que os pacientes usem fones de ouvido, estejam em um ambiente fechado e com pouco ruído, preferencialmente, para que possamos ter o máximo de aproveitamento. O ideal é fazermos vídeochamadas, mas nem todos possuem wi-fi. Quando não é possível, eu envio mensagens de voz, textos, vídeos. Estamos vivendo uma situação atípica e temos que nos ressignificar para acolher o outro, ajuda-los a vencer seus medos, trabalhar suas emoções e pensamentos negativos”.

Vanessa pontuou as necessidades de quem deve procurar terapia psicológica. “Aconselho que as pessoas estejam muito atentas consigo e com as pessoas mais próxima. Esse momento é momento para ajudar e se autoajudar. Observe se você está mais entristecido, irritado sem grandes motivos, angustiado sem necessidade, estressado. Observe se está dormindo muito pouco ou perde o sono, se come muito ou falta apetite constantemente. Observe se as pessoas próximas fazem reclamação. Essa fase vai passar e precisamos aproveita-la para nos conhecermos e nos cuidarmos”, concluiu.

 


Exportar: CSV | JSON
Data da última atualização no site: 22/05/2020 08:48

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINA PASTORA
PRACA DA MATRIZ,49 - CENTRO - Divina Pastora/SE - (79)3271-1342 -