CLÍNICA DA SAÚDE DA FAMÍLIA É ESTRUTURADA PARA ATENDIMENTO DE CASOS SUSPEITOS DA COVID-19

Você está aqui

Com a confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 em Divina Pastora no último final de semana, o Governo Municipal e, principalmente, a Secretaria Municipal de Saúde adotaram medidas para evitar a rápida proliferação do novo Coronavírus nos munícipes e profissionais da saúde que estão na linha de frente dos atendimentos.

A Clínica da Saúde da Família Marcelo Vilas-Boas é referência para atendimento de cidadãos com sintomas de síndrome gripal, sintomas da Covid-19. Por isso ela foi adaptada conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Quem necessitar de atendimento médico, antes de entrar na Clínica deve higienizar as mãos, com água e sabão, no lavabo móvel colocado na entregada. Além do lavabo, também está sendo disponibilizado álcool gel. Logo após, será feita a identificação no dispositivo de acolhimento por dois profissionais. O paciente, caso não esteja usando máscara, receberá e será conduzido diante do quadro de saúde que esteja apresentando”, explicou Acácia Assis, diretora da Clínica.

A diretora explicou ainda que se o paciente tiver febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e, se médico e enfermeiros, suspeitarem após atendimento, que essa síndrome gripal é suspeita da Covid-19, o paciente será encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe para fazer o teste diagnóstico. A partir desse momento, os familiares serão monitorados e acompanhados por profissionais da Vigilância em Saúde do município.

Para respeitar o distanciamento proposto pela OMS, os assentos das recepções de espera foram afastados e o chão foi marcado com fitas adesivas de cor vermelha e amarela. A secretária de Saúde, Ana Lídia Barros, informou que os pacientes que apresentarem síndrome gripal deverá seguir a marcação vermelha e será atendido em um consultório preparado especificamente para esse fim. “Ele será atendido pelo médico e por uma técnica de enfermagem imediatamente, conforme fluxo e demanda”, disse a secretária.

Na frente da recepção foram dispostos cones e fitas de isolamento. Uma outra medida que foi adotada para evitar aglomeração e agilizar o atendimento, a prefeitura dispôs dois toldos antes da entrada da Clínica, objetivando, principalmente a dinamização dos atendimentos rápidos, como a vacinação.

Ana Lídia lembrou que desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde está fazendo atendimento domiciliar para os idosos. “As Equipes de Saúde da Família intensificaram os atendimentos e estão percorrendo todos os cantos do município para evitar que os idosos saiam de casa, por eles estarem na faixa de risco da doença”, finalizou a secretária.

Data da última atualização no site: 10/08/2020 08:54

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINA PASTORA